Vinho natural o que é?

 

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, com destaque para a França, Itália, Portugal, Brasil, Argentina e Chile – não necessariamente nessa ordem.

São vinhos das mais diversas uvas e tipos. Embora seja comum encontrar boas bebidas tintas, brancas, espumantes e rosés há ainda vinhos naturais, cuja forma de produção pode ser orgânica e biodinâmica.

Os vinhos naturais tem ganhado destaque no mercado vinícola nacional. Qual o motivo? É o que você verá a seguir. Confira!

Inclusive os vinho chilenos da linha Cone Sur são produzidos naturalmente. Clique na imagem e adquira esse kit maravilhoso por um preço especial!

vinho natural

O que é o vinho natural?

Como se sabe, muitos vinhos excelentes são produzidos de forma artesanal. Mas mesmo assim existem diferenças entre as safras, de acordo com a colheita da uva, preparação e armazenamento da bebida.

Desta forma, o vinho natural consiste na bebida em que se utiliza a menor quantidade possível de aditivos, produtos químicos e até procedimentos tecnológicos. Em outras palavras, é uma bebida que preza pela essência ou individualidade do seu terroir.

Esse artigo é muito interessante: Vinhos secos para iniciantes

Vinho Orgânico e Vinho Biodinâmico

Os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos são bebidas mais “limpas” e saudáveis, ou seja, não sofrem tantas influências e alterações com a presença de produtos químicos e conservantes. Embora pareçam tão semelhantes, na verdade, existe diferença entre esses tipos de vinhos, a qual é bem simples.

O vinho orgânico é aquele que não contem produtos químicos e pesticidas principalmente no cultivo da uva, a qual deverá ser orgânica para fazer jus ao nome. Contudo, nem sempre o vinho é 100% orgânico uma vez que, durante o processo de fabricação e armazenamento do vinho ele pode sofrer alterações.

o vinho biodinâmico, por sua vez, é um tipo especial porque os produtores aplicam algumas preparações específicas com sprays à base de adubos e plantas, de acordo com o calendário lunar.

Os produtores tem aqui a preocupação extrema em preservar a singularidade de cada parte do solo, ao mesmo tempo em que procura reduzir a intervenção no processo de vinificação com o maior cuidado no tratamento tanto da terra, quanto das uvas.

Leia isto: Vinícolas para se hospedar no Brasil

Principais características do vinho natural

Os especialistas divergem-se quando o assunto é vinho natural. Aqueles que se posicionam de forma contrária dizem que não existe vinho natural, pois todos os tipos passam por processo de industrialização que provoca alterações na bebida. Já quem defende diz que o tipo natural é o mais verdadeiro e garante a qualidade com a preservação de seus elementos.

De todo modo, o vinho natural (como você agora já sabe) é aquele que sofre intervenções mínimas. Para isso, existem características que o fazem ser tão especial e querido por muitos amantes do vinho. Veja a seguir quais são os pontos que mais se destacam:

  • O vinho deve ser produzido com uvas organicamente cultivadas ou de modo biodinâmico;
  • Sem alterações ou modificação genética de organismos;
  • A colheita da uva é feita manualmente e os recipientes utilizados são menores;
  • Ausência da adição de açúcar ou fermentos;
  • Não há filtragem para que os componentes que favorecem a complexidade sejam preservados.
  • Desconto em vinhos europeus

 

Por fim, o vinho natural é hoje considerado um dos mais românticos e saborosos, o qual recomendo que você deguste. Garanto que terá uma agradável experiência. Não deixe de compartilhar as suas sensações nos comentários abaixo, tá?

 

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

2 comentário

  1. Muito foda essa parte do texto abaixo, eu como jogador profissional de poker sei muito bem como é isso, parabéns pelo blog e site, continue postando que vou acompanhar. GL 😀

    Responder
    • Obrigada pelo comentário! Qualquer dúvida fico a disposição!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *