Uva Tannat no Uruguai e seus benefícios!

 

A Uva Tannat está para o Uruguai, como o macarrão para os italianos, ou seja, enraizou-se de tal modo na cultura dos nossos vizinhos, que muitos pensam que ela tenha se originado por lá mesmo.

Na verdade, a uva tannat é de origem francesa, mas desde que chegou ao Uruguai fixou bem a sua morada na região a ponto de ser cultivada em maior medida do que na própria França. De Bordeaux para Montevidéu você terá a oportunidade de viajar, sem sair da frente de seu dispositivo, e sentir o gosto histórico que essa uva possibilita aos melhores vinhos produzidos nas principais vinícolas do Uruguai. Confira a seguir.

VINHO UVA TANNAT

O longo percurso da Tannat até a América do Sul

As parreiras originárias de Tannat estão localizadas na região de Madiran, que fica no sudoeste da França. Ao que tudo indica o imigrante francês Don Pascual Harriage começou a plantar, a partir de 1870, às primeiras parreiras.

Entretanto, o sucesso não veio de imediato demorou cerca de 200 anos para ganhar a expressão e fama que hoje é facilmente reconhecida. Estima-se que existam 400 vinícolas no país e aproximadamente 30 delas são reconhecidas internacionalmente. Deste modo, é comum ouvir referências a Tannat como Harriague em homenagem a Don Pascual.

A Uva Tannat como musa uruguaia

Como já adiantei, hoje o Uruguai é o país que mais produz uva Tannat no mundo e, curiosamente o país possui uma pequena extensão territorial, mas como o solo e o clima se tornaram bastante favoráveis acabou facilitando a fama da uva e seus vinhedos.

Além do Uruguai, outros países próximos também se dedicam ao plantio da Tannat como, por exemplo, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e os mais distantes Estados Unidos (na região da Califórnia e Texas), Itália e Austrália.

Curiosamente, o nome Tannat é uma referência aos taninos, os quais são bem concentrados e além do Hariague é também conhecida pelos seguintes nomes, a saber: Moustrou, Madiran e Bordeleza.

Leia também: Dez vinhos sul-americanos fantásticos

Tannat: a uva mais antioxidante que existe

Devido a sua grande concentração de taninos, a uva oferece em meio ao sabor de uma boa taça de vinho, os polifenois que atuam como antioxidantes no sistema cardiovascular humano, ou seja, oferece mais saúde e proteção ao coração.

Devido a este fator (muito positivo) os vinhos geralmente se apresentam fortes ao paladar, o que faz com que algumas pessoas não gostem, mas quando bem trabalhados são oferecidos vinhos volumosos e bem estruturados.

Os aromas mais comuns de vinhos produzidos através da uva Tannat apresentam sabor próximo às frutas vermelhas e se houver um bom contato com barris de carvalho haverá um leve e delicioso toque de coco, baunilha, chocolate, café, charuto entre outros.

Por outro lado, se o vinho for jovem você poderá sentir um teor mais elevado dos taninos, acidez e rusticidade. Mas a dica é experimentar o vinho mais envelhecido uma vez que, o mesmo tomará melhor corpo e poderá aflorar as suas melhores qualidades com maior aromaticidade.

Você também pode gostar:  Curiosidades do Resveratrol no Vinho

Dica para harmonização com Tannat

Os vinhos produzidos com essa uva são ideais para serem degustados na época do inverno e são excelentes para acompanhar carnes assadas, gordurosas e pratos condimentados. Até mesmo o velho e bom churrasco gaúcho possibilita uma boa experiência gastronômica.

Uma garrafa como a uruguaia Ysern Tannat Gran Reserva 2009 junto com uma carne de carneiro poderá te transportar as regiões próximas de Montevidéu nos primeiros goles. Experimente também!

Vinhos secos para iniciantes

7 Dicas incríveis para você não pagar mico nesse mundo do vinho!

 

Já havia degustado um vinho com uva Tannat? Opine nos comentários abaixo. Até a próxima!

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

2 comentário

  1. Têm de Provar um Tannat português da Quinta do Gradil, região de Lisboa, da casta Tannat com a casta nobre portuguesa a Touriga Nacional

    Responder
    • Vou provar sim, muito obrigada pela dica. Amei! Tem uma dica também de um Tannat do Uruguai que é maravilhoso, conhece o vinho H Stagnari Premier? Um excelente vinho!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *