Quais as melhores ocasiões para vinho tinto

Poucas bebidas são capazes de combinar tão bem com os mais variados tipos de ocasião como os vinhos tintos.

Pode ser para uma comemoração ou momento mais romântico, pela combinação com um determinado prato que vai ser servido, pelas condições climáticas, enfim, a verdade é que, para um apreciador de um bom vinho tinto, qualquer dia e hora são apropriados.

Mas quais são os momentos que realmente pedem essa bebida? Como saber a melhor ocasião que ela deve ser servida? É a respeito disso que falaremos neste texto.

Nas próximas linhas, listaremos alguns momentos em que um vinho tinto é mais do que necessário para regar o seu dia especial.

Quais as melhores ocasiões para vinho tinto

Acompanhe algumas ocasiões apropriadas para servir um vinho tinto

1# – Um jantar a dois

É fato que um bom vinho tinto pode ser um acompanhamento ideal quando estivermos falando de um jantar romântico.

Se você não souber qual escolher, peça ajuda para um especialista no assunto. Algumas opções com muito tanino ou mais macias e aromáticas podem casar bem com o prato que você pretende servir. Pratos mais encorpados, com algum tipo de carne, podem combinar com aqueles tintos mais fortes.

Enfim, a bebida casa bem com o momento, só depende de você escolher a melhor de acordo com a combinação escolhida para a refeição.

2# – Uma celebração de um momento especial

Sabemos que o brasileiro é louco para comemorar tomando um chop, uma cervejinha, mas também para momentos de comemoração um vinho tinto é bem-vindo.

Um vinho não deve combinar apenas com o tipo de comida e com um ambiente específico, mas também, com um contexto.

E o contexto de celebração, de felicidade, também pode pedir um bom vinho tinto.

Até mesmo se o evento for um churrasco, algo mais descontraído e menos formal, existem opções de vinho tinto que podem ser boas escolhas para a sua ocasião.

3# – Uma viagem para um lugar frio

É fato que um vinho é capaz de casar muito bem com temperaturas mais amenas.

Claro que, você não deve ficar condicionando a degustação de um vinho tinto ao fato de estar frio ou não.

No entanto, é inegável que a temperatura mais favorável é aquele friozinho. Sobretudo se vier aliado a uma viagem. Para um sítio, uma casa no campo ou na montanha, por exemplo.

Lugares como Campos do Jordão e Montes Verdes são destinos que costumam agregar bem esse tipo de circunstância ao seu vinho tinto.

4# – Um momento de degustação

Muitas vezes o vinho não está ligado a um momento em si. É apenas uma sexta-feira e você está querendo algo para tomar com sua esposa ou seu marido, para acompanhar o prato que estão preparando.

Neste caso, ao contrário do que citamos nos itens anteriores, não há uma relação com um contexto específico, mas apenas com a comida que será degustada.

A tarefa fica um pouco mais fácil, pois você só precisará combinar o vinho com o alimento, sem precisar de uma bebida que seja compatível com uma data especial, por exemplo.

E fica ainda mais fácil quando falamos de uma bebida como vinho tinto, que é bastante diversificada e pode ser encontrada de maneiras diversas.

5# – No aperitivo

Também para um momento pré-almoço, antes de aproveitar uma boa refeição de sábado, degustando alguns grãos como amendoim e castanhas, os vinhos tintos podem ser ótimos companheiros.

Basicamente, esses são apenas alguns exemplos de ocasiões para que você veja como um vinho tinto pode servir para os mais diversos momentos.

Para quem não abre mão de um bom vinho, uma boa ideia é manter uma adega com algumas opções para saber aproveitar as oportunidades que forem surgindo.

Conheça os 5 vinhos mais baratos e premiados

Conheça 4 principais vinícola pelo mundo

 

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *