Melhores vinhos italianos

Os italianos, assim como os franceses se destacam pela produção e consumo do vinho. Curiosamente, a Itália chegou a ser considerada na antiguidade, pelos gregos, como a terra desta bebida, a qual a chamavam de Enotria.
Pode-se dizer que os italianos prezam pela qualidade de seus vinhos uma vez que, todo ano acontece em Milão à famosa Best Italian Wine Awards que é uma premiação que destaca os melhores vinhos do ano e, a título de curiosidade foi criada por Luca Martini, considerado um dos maiores sommerliers do mundo.

melhores vinhos italianos

 

Se você já está sentindo vontade de tomar um bom vinho italiano precisa conhecer a adega que acabei de montar com as melhores marcas (uvas) e que irei te servir nos próximos parágrafos. Preparado? Então me dê a tua taça!
1- Poggio di Sotto – Brunello di Montalcino Riserva 2007
É um vinho que apresenta uma bela cor púrpura que é o resultado de um envelhecimento, cujo processo durou cerca de 3 anos com a utilização de barris de carvalho francês. É oriundo da região da Toscana e as uvas utilizadas são a sangiovese.
As suas notas são mescladas: ervas finas, alcaçuz e tostado, e o aroma é de uma intensidade única de frutas escuras. Vale ainda destacar a fina textura dos taninos que se traduzem em maciez e equilíbrio nos seus lábios.
2- Masi Serègo Alighieri Vaio Armaron – Amarone della Valpolicella Classico

Quer conhecer as tradicionais uvas do Veneto: molinara, corvina e rondinella? Então você precisa experimentar o Masi, de preferência, a safra de 2008. Possui um aroma de cereja amarga, canela, frutas cozidas e baunilhas, além das notas de carvalho.
A acidez do Masi molda perfeitamente a riqueza dos vários elementos do seu sabor. Como curiosidade, destaca-se o fato de que as frutas colhidas para a sua fabricação são expostas por 3 meses ao ar livre para que sofram a desidratação e depois são prensadas para serem submetidas em barris de carvalho pelo período de 5 anos.

3-Barolo Cascina Nuova DOCG Elvio Cogno 2011

Este maravilhoso tinto é produzido na região de Piemonte e é bastante famoso pela sua textura encorpada e aveludada com camadas profundas de frutas vermelhas, e as notas de sálvia e menta lhe confere maior delicadeza.
Como curiosidade, o Barolo é produzido pela vinícola Elvio Cogno (que está localizada no topo da colina Bricco Ravera que, em dias claros, brinda a todos com um surpreendente horizonte em tons azul turquesa que confere a fazenda uma pintura sem igual. Talvez toda esta inspiração natural guarde todos os segredos necessários para se produzir um dos melhores vinhos italianos.
4-Ferrari – Ferrari Giulio Riserva del Fondatore 2002

É um vinho produzido com uvas Chardonnay do vinhedo Maso Pianizza, na região sudeste de Trento. Trata-se, na verdade, de um espumante, o qual é reconhecido como o melhor nesta categoria, tendo em vista que já ganhou diversos prêmios.
Possui um sabor aveludado e equilibrado com fragrâncias de mel de acácia, baunilha e feno maduro, enquanto suas notas caminham entre florais e toque de chocolate branco e baunilha. É um espumante nobre e clássico.

5-Romano dal Forno – Valpolicella Superiore Monte Lodoletta 2007

É um delicioso tinto da região do Veneto. Essa safra contém 70% de Corvina e Corvina Grossa. O seu sabor é levemente seco e as notas são de ameixa preta seca, alcaçuz, cerejas secas, chocolate, passas e figo o que gera equilíbrio e prazer em experimenta-lo.

vinhos italiano barato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, estes foram os melhores vinhos italianos que, confesso, me dá vontade de tomar uma taça para sentir um pouco o clima deste país maravilhoso. Você já conhecia essas marcas? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Você viu? Conheça o Deus da mitologia relacionado ao vinho
Link: http://viagemcomvinho.com.br/conheca-o-deus-da-mitologia-relacionado-ao-vinho/

Leia também: “Quais as melhores ocasiões para vinho tinto”
Link: http://viagemcomvinho.com.br/quais-as-melhores-ocasioes-para-vinho-tinto/

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *