Douro Enoturismo: Uma paisagem para degustar!

Não há como falar em vinhos sem citar uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo: o Douro. Localizado no nordeste de Portugal é considerado um Patrimônio da Humanidade, cujo título foi dado em 2001 pela UNESCO.
Junto com o Alentejo é a região possui o maior número de espaços dedicados ao enoturismo. Caminhar pelas Quintas (como são conhecidas as vinícolas) é se permitir entrar em contato com a História e a Geografia que o homem inspirado soube criar.
Prepare suas malas e taças, pois você está prestes a ter uma das maiores experiências que o vinho pode te proporcionar.

banner

PORTO ULTIMA VEZ

 

O segredo do Douro
O Vale do Douro é mundialmente conhecido pela sua história e qualidade de seus vinhos. A região do Alto Douro Vinhateiro foi criada em 1756 pelo Marquês de Pombal e é exatamente aí que se produz o famoso vinho do Porto – um dos mais apreciados de Portugal.
O segredo da produção de vinhos generosos (Porto) e os de mesa (Douro) está no seu clima e no seu solo. A região possui clima quente e seco no verão, enquanto o inverno é bastante rigoroso.
Quanto ao solo, ele é composto de xisto que é um tipo de rocha que se esmaga para deixar o solo fértil. Além do mais, a região do Douro está localizada em um belo e suntuoso vale de montanhas que é cortado pelo rio de mesmo nome.
Curiosamente, as vinhas se espalham tanto de forma horizontal, como também vertical de modo que, se assemelha a harmoniosa disposição em degraus.
Aproveite e deguste essa: Vinho português Douro Carm Branco

O que ver em Douros?
A região é considerada a mais bonita do mundo e produz vinhos há mais de 2.000 anos. Tanto em Douros, como na região existem vários atrativos turísticos que merecem sua visita como é o caso da Cave da Murganheira que fica em Ucanha e é caminho de quem chega ao Douro por Lisboa.
Este lugar foi escavado em granito azul, o qual se integra muito bem com a decoração. Não deixe de degustar o seu famoso espumante!
Aproveite e visite também Lamego que é uma bela e rica vila histórica da região. Para se hospedar, uma das melhores opções fica em Peso da Régua, que é a famosa Quinta da Pacheca ou Quinta do Vallado, que oferece atendimento cinco estrelas e produz vinhos de qualidade superior.
Visite também o Palácio de Mateus que fica na Vila Real, pois é lá que se encontra o famoso vinho Mateus Rosé.
Que tal essa? Viagem enoturística pela Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos
Quintas do Douro
Nesta importante região vinícola há muito que se ver e degustar como é o caso da Quinta do Crasto, que pertence à família de ninguém mais do que Fernando de Almeida, que criou o vinho Barca Velha. Experimente o “Vinha da Ponte” que é um dos mais emblemáticos e os “Maria Teresa” e “Vinhas Velhas”.
Outra importante vinícola que você precisa conhecer é a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, que é uma das maiores de Douro. No Restaurante Conceitus visite a adega subterrânea para conhecer o atelier do vinho.
Já na Quinta do Seixo que fica perto de Pinhão você ficará encantado com a paisagem e sua adega. Ao visita-la deguste o vinho do Porto e o Callabriga.
E, para fechar, visite as Quintas do Panascal onde você vai degustar os vinhos do Porto Fonseca e na Quinta do Pôpa peça o excelente Vinhas Velhas.

Aproveite e vivencie essa experiência única. Boa viagem e até o próximo destino enoturístico! Ah, não se esqueça de curtir e compartilhar esse artigo com seus amigos tá?

banner (1)

 

 

10 lugares para amantes de vinhos conhecer!

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *