Dicas de como conservar vinho em casa

4 Dicas incríveis para armazenar seu vinho em casa:

Quem aprecia um bom vinho costuma sempre guardar uma, (ou algumas) garrafas em casa, que poderão ser abertas para acompanhar aquele jantar mais intimista, para receber os amigos em casa ou então para tomar uma taça enquanto lê um livro ou ouve o cd de seu artista predileto.

Todo local de armazenamento deve estar devidamente preparado para preservar a qualidade da bebida, e na sua casa não deve ser diferente. Então se deseja obter o melhor sabor continue a leitura deste artigo, pois vou te apresentar algumas dicas práticas, para que possa conservar o vinho em sua casa por muito mais tempo. Confira!

  1. Não deixe o vinho em lugares luminosos

Armazene as garrafas nos lugares mais escuros da casa para que elas não sejam atingidas pelas luzes artificiais (como, por exemplo, as lâmpadas) e nem pela claridade do sol (mesmo que seja de forma indireta).

A explicação para tal cuidado é a seguinte: quando o vinho passa a receber qualquer tipo de incidência luminosa, esta acaba penetrando a garrafa a ponto de alterar tanto o aroma, quanto o sabor do vinho. Ainda que os brancos sejam mais sensíveis do que os tintos, todos os tipos devem ser muito bem guardados.

Se você não tiver uma adega particular utilize o espaço de um armário fechado e armazene as garrafas envoltas em um pano ou então dentro de caixas.

Aproveite e leia também: Quais as melhores ocasiões para vinho tinto

  1. Deixe as garrafas sempre na horizontal

Procure deixar as garrafas de vinho sempre deitadas e não em pé (posição vertical), para que o líquido mantenha o contato constante com a rolha, a qual deverá estar sempre úmida para que não haja a entrada de oxigênio.

Quando o vinho permanece na vertical, a rolha fica muito seca e a consequência é a oxidação da bebida. Em outras palavras, o seu vinho perde o aroma, a cor e o paladar. Então não corra o risco – deite as garrafas para preservar o seu vinho!

Aproveite e leia também: Os melhores cursos de vinhos pelo mundo!

  1. Não deixe as garrafas perto de aparelhos eletrodomésticos

Essa dica é um detalhe que passa despercebido para a maioria das pessoas. Todavia é importante que se preste atenção, pois como todo detalhe, este também faz grande diferença!

As garrafas de vinho devem ser armazenadas longe de aparelhos eletrodomésticos, principalmente aqueles que emitem vibrações como é o caso de geladeiras, pois o movimento – mesmo que seja o menor possível – pode alterar e até contribuir com a deterioração do vinho.

Para garantir a segurança de suas bebidas o melhor é providenciar pequenas garrafeiras em plástico ou madeira, que não permitem o toque entre uma garrafa e outra, quando for retirar alguma para o consumo.

Você poderá gostar: 15 vinhos brasileiros imperdíveis

  1. Armazene os seus vinhos em locais secos e frios

Caso você saiba, não custa lembrar: para o bom armazenamento do vinho é necessário que as garrafas estejam em um local que não tenha umidade e nem sofra com o calor. O ideal é que o ambiente seja fresco, caso contrário, a rolha poderá ficar minguada e o oxigênio acabará entrando na garrafa (e nem é preciso dizer quais são as consequências, não é mesmo?).

E como estamos falando de ambiente caseiro, evite guardar o vinho na cozinha (que é muito quente) e na geladeira (que é frio demais).

Como você pode perceber, os cuidados com o armazenamento do vinho em casa devem ser redobrados. Siga essas dicas e assim poderá contar com o sabor inigualável do seu vinho por mais tempo!

Gostou? Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos apreciadores. Até a próxima!

 

 

 

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *