Curiosidades do Resveratrol no Vinho

Você, melhor do que ninguém já ouviu várias vezes que “o vinho faz bem a saúde” e que muitos especialistas e médicos recomendam tomar uma taça por dia, preferencialmente no horário do almoço.
Mas você já parou para pensar o que faz do vinho esse grande aliado da saúde? Existe uma substância com nome um pouco estranho que está por trás de tudo isso e que atende pelo nome de Resveratrol.
É a primeira vez que ouve falar? Então saiba que está no artigo certo, pois você conhecerá os benefícios que ela provoca em nosso organismo, através do vinho. Confira a seguir.

Curiosidades do Resveratrol no Vinho

1- O que é o Resveratrol?
O Resveratrol é um tipo de polifenol que é bastante abundante em sementes e película das uvas pretas e em amendoins. Curiosamente, quanto mais intensa é a coloração da uva ou película do amendoim, maior é a concentração da substância.
Desta forma, o resveratrol é considerado como um tipo de antibiótico natural que a videira gera com o intuito de proteger os cachos de uva contra o ataque de fungos. Se o ambiente for suscetível ao surgimento desses agentes, a concentração do resveratrol será na mesma medida, maior.
Leia também: 6 Curiosidades sobre o vinho

2- O que significa o Paradoxo Francês?
Como já disse no início, especialistas afirmam que o consumo diário regular de vinho faz bem a saúde e tal assertiva tem sua origem no chamado Paradoxo Francês que se trata da contradição de hábitos alimentares praticados em países como a França, onde são registrados menores incidências de doenças cardiovasculares.
A contradição reside no fato em que os nativos costumam ingerir alimentos gordurosos (o que por si só é um fator crucial para o surgimento de doenças), com o acompanhamento regular e moderado do vinho.
De lá até hoje, o Resveratrol é estudado constantemente com o intuito de comprovar a sua eficácia na totalidade. Veja a seguir alguns benefícios que lhe são atribuídos.
3- O resveratrol previne o envelhecimento?
Segundo especialistas, o resveratrol possui ação antioxidante e toda substância rica nesse componente tem ação direta nas células do organismo o que provoca melhor reação e fortalecimento do sistema imunológico.
4- O resveratrol é um eficaz anti-inflamatório natural?
O resveratrol é um importante e potente inibidor da atividade da lipoxigenase que, em outras palavras significa que não deixa essa enzima catalisar alguns ácidos em eicosanoides (moléculas derivadas de acido graxo), que auxiliam a síntese dos mediadores inflamatórios.
Por outro lado, esta ação inibidora pode ainda provocar uma ação anticancerígena, ou seja, o resveratrol é uma substância que previne o câncer, já que induz a morte das células cancerígenas.
Não deixe de ler: Vinho emagrece?
5- O resveratrol evita o acúmulo de gordura nas artérias?
De acordo com estudo realizado por cientistas da Washington State University, o resveratrol consegue transformar o excesso de gordura branca em marrom, sendo esta mais fácil de ser eliminada pelo organismo humano, além de manter a taxa metabólica elevada.
Além do mais, combate às taxas de colesterol ruim e assim melhora a circulação sanguínea. E para quem sabe ler nas entrelinhas, o vinho é um excelente aliado na perda de peso.
.6- O resveratrol protege o seu cérebro?
A ciência já comprovou que o resveratrol age como uma espécie de escudo para proteger as células cerebrais e previne contra doenças como o Mal de Alzheimer, por aumentar o fluxo sanguíneo e aproveitar o oxigênio no cérebro.
Vale lembrar que os benefícios do resveratrol são eficazes desde que o consumo do vinho seja regular e moderado. Dessa forma, a sua saúde agradece e o seu metabolismo se tornará cada vez melhor. Brinde a sua saúde curtindo e compartilhando este artigo nas suas redes sociais. Tim tim!

Gostou do artigo, então comente e compartilhe em sua rede social para seus amigo!

Vamos tomar um vinho hoje gostoso! Clique na imagem e confira as promoções de hoje .Exclusiva para você amante de vinho!

alkolismus-64162_1920

Assista esse vídeo para você nunca pagar mico nesse mundo do vinho!

Dicas incríveis para você não pagar mico nesse mundo do vinho!

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

2 comentário

  1. Vinho é uma bebida que alia qualidade de vida através de suas propriedades químicas com seus diversificados tipos e suas variaveis.
    Desafio aos amantes dessa bebida.
    Renan Perisse.

    Responder
    • Perfeita colocação! Amei!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *