Conheça 4 principais vinícolas pelo mundo

É nas vinícolas que se realiza o processo de vinificação. O objetivo desse processo é transformar o açúcar das uvas em álcool, fermentando-as, transformando o conteúdo açucarado das uvas em álcool etílico e outras substâncias por fermentação.

São três fases: o tratamento mecânico do produto recolhido dos cachos de uva, a fermentação propriamente dita e o envelhecimento.

Durante o tratamento mecânico há muitas coisas a serem feitas como o famoso pisar ou esmagar para estourar as bagas, extraindo o suco das uvas. A fermentação em vasilhas de várias madeiras diferentes e o acréscimo de substâncias que corrigem a acidez também cria os sabores característicos de cada vinho.

Todas a vinícolas apresentadas aqui são da região da Borgonha no leste da França. Além das vinícolas mais famosas do mundo, você encontra 26 restaurantes estrelados no Guia Michelin e uma beleza arquitetônica de tirar o fôlego. Uma viagem maravilhosa num dos lugares mais lindos do mundo. Uma experiência única para e em todos os sentidos.

As principais castas que você encontrará aqui são das uvas do tipo Chardonnay e Pinot Noir. Tanto vinhos brancos quanto tintos produzidos com uvas superexclusivas numa região que respira enocultura.

Vamos conhecer quatro das melhores vinícolas, segundo lista da Ranker?

Conheça X principais vinícolas pelo mundo

1. Château Latour – França

65 km de muitos vinhedos ao redor de um charmosíssimo castelo, o “l’Enclos” e com o rio Gironde a sua borda, essa vinícola produz um dos vinhos mais famosos do mundo que recebe o mesmo nome. O Chateau Latour é um vinho premiadíssimo, agraciado com o título de “Premier Grand Cru” dado pelos especialistas da região de Bordeaux onde essa vinícola se localiza.

A uva mais produzida nessa região é o Cabernet Sauvignon que ocupa 95% do terreno com muitas pedras e pouca irrigação natural. São produzidas 200.000 garrafas por ano de um dos mais saborosos vinhos do mundo aqui.

2.Château Valandraud – França

A vinícola Château Valandraud é propriedade do Senhor Jean-Luc Thunevin. Ela possui um total de vinte e quatro hectares de vinhedos, que estão localizados em Saint-Emilion, na França.

Jean-Luc Thunevin iniciou as atividades do vinhedo em 1989, quando comprou um pequeno vale em Saint-Emilion. Na época eram apenas 1,48 hectares, que posteriormente foi crescendo, devido às novas aquisições de Thuvenin.

Uma combinação de técnicas tradicionais e modernas é que fazem a produção de Château Valandraud ser tão excepcional. Há cuidados rigorosos desde o plantio das uvas, sua poda, até a colheita que é realizada manualmente e dura poucos dias, escolhendo apenas os cachos que estão totalmente maduros. Depois de colhidas as uvas, essas passam por outra triagem, na qual são selecionadas novamente para que não passem despercebidos cachos que não estão aptos para a produção dos vinhos.

3.Pomerol – França

Vinícola que também batiza o vinho Bordeaux com o mesmo nome, ela se situa na região de Pomerol, que é um pequeno estado de 11,4 hectares.

Dentro da AOC de Pomerol, as principais uvas plantadas são a Merlot, em maior expressão, seguidas pelas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, que associadas dão aos seus vinhos as notas de ameixa madura com taninos aveludados e a expressão sensual tão característica da região.

O Chateau Pétrus é seu vinho mais famoso, um dos mais caros e lendários do mundo.

4.Domaine de la Romanée-Conti (DRC) – França

Essa vinícola extremamente respeitada, se localiza na região da Borgonha ao leste da França. Produz somente uvas do tipo Pinot Noir no seu solo de calcário de 1,8 hectares. 8 vinhos com títulos de “Premier Grand Cru” são produzidos aqui, dentre eles Romanée-Conti, La Tâche, Richebourg, La Romanée, Romanée-Saint-Vivant, La Grande Rue, Echezeaux e Grand Echezeaux e somente 6000 garrafas por ano. A região é belíssima e visitá-la é uma experiência única para verdadeiros apreciadores de vinho.

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *