6 Curiosidades sobre o vinho

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo devido ao seu sabor, glamour e capacidade de estimular os sentidos de seus apreciadores. Quando não são consumidos em restaurantes são experimentados em quartos de hotéis, em reunião caseira com amigos e familiares, ou mesmo para acompanhar um momento de leitura, ou para ouvir uma boa música.

Neste artigo, vou te apresentar algumas curiosidades sobre o vinho que certamente vão te impressionar. Ficou curioso? Então sente-se confortavelmente e deguste os próximos parágrafos sem moderação.

1. O vinho branco pode ser feito com uva tinta

Pois é, um vinho branco pode ser criado a partir de uvas tintas e a explicação para tal transformação de coloração está na casca da uva, a qual é responsável pela tonalidade final, ou seja, o interior da fruta em si em nada influencia.

Tanto para os vinhos como para as champagnes a produção da bebida branca é feita a partir da eliminação da casca da uva. Para ter ideia, a chardonnay é a uva branca mais famosa do mundo.

Confira algumas ofertas de vinhos chardonnay para aumentar a sua adega:

Vinho Branco Bodegas Chandon Latitud 33° Chardonnay 750ml  (http://oferta.vc/ra85)

Vinho Branco Chileno Casa Del Toro Chardonnay 2009 750 ml    (http://oferta.vc/ra8t)

2. Os gaúchos são os maiores produtores do Brasil

Mas bah tché, os pampas da Serra Gaúcha são responsáveis por aproximadamente 90% da produção nacional de vinho. Lá existem dois importantes vinhedos: o Vale dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves, onde também são produzidos excelentes espumantes e a Região das Hortênsias, na região de Canela e Gramado que é roteiro obrigatório para os enólogos.

3. Os sacerdotes e nobres do passado bebiam o vinho

Hoje qualquer pessoa pode degustar um vinho, mas antigamente não era bem assim. No Egito, por exemplo, a bebida só podia ser ingerida pelos nobres e sacerdotes nas cerimônias religiosas dedicadas aos deuses e mortos. Em outras palavras, o vinho era também sagrado!

Você também pode gostar “Conheça o Deus da mitologia relacionado ao vinho”

(http://viagemcomvinho.com.br/curiosidades/conheca-o-deus-da-mitologia-relacionado-ao-vinho/)

4. Cada vinho em sua taça

Como existem vários tipos de vinhos, também há vários modelos de taça especificas para cada garrafa. Por exemplo, para degustar um vinho branco, o ideal é utilizar uma taça menor, já para o vinho tinto a taça deverá ter o seu corpo maior.

Para os vinhos franceses da região de Borgonha a taça indicada é aquela em formato de balão e as de Bordeaux com o bojo grande e borda mais fechada.

Conheça as 4 principais vinícolas pelo mundo:(http://viagemcomvinho.com.br/enoturismo/conheca-4-principais-vinicolas-pelo-mundo/)

Curiosidades sobre o vinho

5. Enólogo versus sommelier

Os dois termos são empregados de forma distinta: o enólogo é o profissional que atua diretamente na indústria do vinho supervisionando a produção, enquanto o sommelier é aquele profissional que atua em restaurantes onde te auxilia a escolher o melhor vinho para acompanhar os pratos ou inspirar o momento.

6. O vinho ideal para cada estação

Sabia que cada estação possui um vinho adequado para ser consumido? Então, na primavera o indicado é o rose, no verão os brancos e espumantes, no outono os tintos de médio corpo e no inverno os mais encorpados.

E, para fechar, se você ou alguém derrubar um pouco do vinho sobre a mesa não fique nervoso ou chateado, pois segundo os supersticiosos quando isso acontece é sinal de que uma alegria estará próxima de acontecer. Então o melhor é brindar!

E você, o que achou dessas curiosidades sobre o vinho? Utilize os comentários abaixo para enviar a sua opinião e compartilhe em sua rede social.

 

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *